top of page

Você sabe o que é uma biópsia mamária guiada por ultrassom?


Quando médicos examinam as mamas, podem encontrar nódulos ou áreas que parecem diferentes do normal em exames como a mamografia ou o ultrassom mamário. Esses achados não significam automaticamente câncer, Muitos são benignos (não são perigosos). Mas, em alguns casos, é preciso confirmar do que se trata.


A biópsia mamária guiada por ultrassom é um exame seguro, rápido e pouco invasivo que coleta uma pequena amostra do tecido da mama para análise em laboratório. O objetivo é descobrir se a alteração é benigna ou se pode ser um sinal de Câncer de Mama.



Como o exame funciona?

O ultrassom utiliza ondas sonoras (como um sonar) para criar imagens do interior do corpo em tempo real. Durante a biópsia, o médico especialista usa essas imagens para guiar com precisão uma agulha até o local exato do nódulo, sem a necessidade de cirurgia. Essa agulha não remove toda a lesão, apenas um pequeno fragmento, suficiente para o diagnóstico.



Quando esse exame é indicado?

A biópsia pode ser recomendada quando o ultrassom de mama mostra:

·        Uma massa sólida suspeita;

·        Distorção no tecido mamário;

·        Uma área com alteração anormal.

Mesmo se o nódulo for palpável (perceptível ao toque), o médico pode escolher o ultrassom para orientar a coleta de forma mais precisa e confortável para a paciente.



Principais tipos de coleta guiados pelo ultrassom

Existem diferentes formas de coletar o material. Os métodos mais comuns são:

Aspiração por Agulha Fina (AAF): usa uma agulha muito fina para retirar líquido ou células do local suspeito.

Core Needle (agulha grossa): uma agulha oca, de calibre maior, retira um pequeno fragmento do tecido.

Biópsia assistida por vácuo (VAD): um equipamento com sucção remove várias amostras sem precisar reinserir a agulha.

Marcação com fio guia ou corante (carvão ativado): é usado apenas quando a paciente precisará de cirurgia posteriormente.


Todos são confiáveis e escolhidos de acordo com a necessidade médica.



Como é a preparação?

Use roupas confortáveis e evite colares ou joias na região do exame. Talvez seja necessário vestir uma bata fornecida pelo local. Informe ao médico todos os medicamentos que usa, principalmente anticoagulantes e aspirina — pode ser preciso suspendê-los por 3 a 5 dias antes para reduzir risco de sangramento. Se você receber sedação leve, é recomendado ter um acompanhante para levar você para casa depois.



Como o exame é realizado?

A paciente fica deitada em uma maca, de barriga para cima, ou levemente virada para o lado. A região é higienizada e recebe anestesia local (para não doer).O médico faz um pequeno corte na pele para introduzir a agulha. Com o ultrassom mostrando o caminho, a agulha é posicionada exatamente sobre o nódulo. São coletadas de 3 a 10 pequenas amostras, dependendo do método. Após a coleta, a agulha é retirada, um curativo é colocado e uma leve pressão é feita para evitar sangramento. Não é necessário dar pontos. Em alguns casos, um marcador é deixado no local para controle futuro (sem riscos para a saúde).O exame todo dura cerca de 1 hora.


Se você ou seu médico tem dúvidas sobre um nódulo detectado, esse exame pode trazer as respostas necessárias com muito mais conforto e assertividade.



Por Dr. Ivanildo Archangelo JúniorCRM-MG: 26.186 / RQE: 21.419 / RQE: 21.412Mastologia e Ginecologia

Comentários


bottom of page